Gerenciamento de Marketing Digital: o que seria isso?
Vamos chamar de marketing digital toda e qualquer forma on line de promoção de um site, loja virtual ou aplicativo.
O Gerenciamento de Marketing Digital deve seguir algumas características para que seja feito de forma eficaz.
- Determinar quem é o consumidor de seus produtos e/ou serviços. Suas necessidades, gostos, anseios, forma de agir, como se comunica (caso sua comunicação seja nacional, devem ser levados em consideração os termos regionais).
- Usar uma única identidade em comunicação (texto, vídeo e imagens). Cada mídia social tem o seu alcance, peculiaridade em atingir o visitante, e forma de difusão de mensagem. Não é raro termos pessoas ou departamentos distintos para a manutenção de canais de comunicação. (ex. o conteúdo da página do Facebook é gerenciado por uma pessoa, e os vídeos institucionais ou de produto, por outra).
- Monitorar o quanto cada um dos canais de comunicação respondem por visitas, leads ou vendas do seu produto ou serviço. Aprofundando um pouco mais a análise, mensurar o papel de cada canal de comunicação nas várias fases da conversão.
- Interligar os canais de comunicação para conduzir o visitante a adquirir seu produto ou serviço. (ex. o seu site recebeu uma visita vinda do Facebook e você identificou qual o produto seu cliente se mostrou interessado. Com outra campanha você pode mostrar diferenciais, apresentar uma oferta ou coletar informações que lhe dê subsídios para novas interações com esse mesmo cliente).
- Como tudo no marketing é potencializado no meio digital, esse processo é cíclico e deve ser analisado e revisto constantemente.
Essa é uma visão geral do Gerenciamento de Marketing Digital, mas o dia a dia nos mostra a peculiaridade de atividades específicas para cada um de nossos clientes, onde novas oportunidades surgem.
Se tudo isso parece complicado, agende uma visita, ao vivo, falando de suas expectativas e realidade, será mais fácil mostrar nossas soluções em gerenciamento de marketing digital.